Lançamos um novo curso : Psicopedagogia e Educação Inclusiva !


Psicopedagogia e Educação Inclusiva 

          A concepção do curso nasceu do levantamento de variáveis educacionais e econômico-sociais da região de Ponta Grossa – PR. Foi identificada a demanda por um Curso de Especialização cuja proposta fosse a de proporcionar diálogo entre as áreas de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Apoiando-se em literatura específica, foi observado que na contemporaneidade há sensível aumento dos transtornos e dificuldades de aprendizagem, ao mesmo tempo em que se vê na mídia e na esfera político-acadêmica discussões acerca dos direitos universais do ser humano, particularmente o direito à educação.
          O Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu de Especialização em Psicopedagogia e Educação Inclusiva do ISAPG apresenta aspectos relevantes para a realidade da região dos Campos Gerais. Tem como sede o município de Ponta Grossa, mas atinge mais de 30 municípios próximos.  A modalidade do curso é presencial, organizado em aulas quinzenais, que abordarão os fundamentos da psicopedagogia, a intervenção psicopedagógica e as políticas educacionais de inclusão da pessoa com necessidades especiais. O curso visa, além disso, estudar e aprofundar temas como as dificuldades de aprendizagem numa visão multideterminada, as formas contemporâneas de intervenção psicopedagógica e as estratégias de ensino e aprendizagem em contextos de inclusão escolar.

 Objetivos


  • Proporcionar qualificação aos profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia e áreas afins, objetivando instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação teórico/técnica para o exercício da psicopedagogia na área clínica, institucional, bem como, na educação inclusiva. 


  • Possibilitar aos alunos um despertar consciente no que se refere à apropriação, construção de conceitos e de continua investigação (pesquisa) científica na compreensão das questões educacionais; 


  • Oportunizar o aprofundamento e a troca de conhecimentos, de experiências, integrando-os às ações eficazes que possam vir a contribuir para a prevenção e redução dos problemas de aprendizagem, bem como, ampliar o índice de sucesso escolar, se contrapondo aos índices de fracasso escolar;

  • Despertar para uma maior clareza nas práticas políticas e pedagógicas no que se refere às questões educacionais e capacidade de intervir no surgimento de novas e viáveis alternativas psicopedagógicas e direcionamentos positivos no processo educativo.
 Público alvo

  • Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; Gestores (Diretores e Coordenadores); Supervisores e Orientadores escolares, e profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, professores com Licenciatura Plena, e demais graduados com interesse na temática.